domingo, 21 de novembro de 2010

O Valor das pessoas






Quanto vale uma pessoa?

Esta pergunta já passou pela minha mente diversas vezes e até essa semana a resposta ' Uma pessoa vale o que come' era suficiente. Mas algo me intrigou nessa semana.
Alguns fatos me fizeram pensar e ligar alguns pontos que não tinha ligado antes.

Primeiro: Eu tava meio chateado com uma galera ae e pensei: "Cansei das pessoas, quero pessoas novas. Vou fazer uma limpa no meu msn".

Segundo: Uma pessoa que eu conheço a certo tempo me surpreendeu muito, e para bem. ( Não, não to apaixonado)

Terceiro: Uma pessoa que eu conheço a pouco tempo me decepcionou muito.

Quarto: Eu tive a oportunidade de não decepcionar uma pessoa que eu não conheço. Aproveitei e me senti um pouco mais humano.


No primeiro fato lembrei do livro do Bauman,Vida Para Consumo, onde ele descreve a transformação das pessoas em produtos, como se na busca por aceitação em determinados grupos buscassemos nos tornar 'produtos compráveis' através do que consumimos. Esse pensamento causa espanto mas parando pra pensar, é verdade. Simplesmente porque cansei das pessoas velhas decidi descartá-las e procurar pessoas novas.
E ai eu cai na real de como eu não estava dando valor para as pessoas.

Os fatos dois e três serviram para eu perceber que as pessoas não são produtos, por mais que as vejas assim e vice-versa. E que não adianta muito eu querer trocar as velhas por novas por que todas vivem dentro da mesma sociedade, com os mesmos costumes e assim o risco de decepção é até maior.

O fato quatro me mostrou que há espaço para coisas diferentes, como não decepcionar uma pessoa, conhecendo ou não. Fazer isso sem esperar retorno? Quase impossivel.Ai mora o problema.

Vejo duas opções, jogo o jogo da sociedade, corro os riscos e tenho uma vida fútil, ou tento fazer diferente. Me parece que os dois caminhos vão dar no mesmo, se pensar que sou fruto do ambiente que vivo.

Tenso...

Um comentário:

  1. Fê me desculpe a demora para comentar aqui no blog, ele é ótimo,as palavras só mostram a pessoa maravilhosa q é, em pouco tempo q nos conhecemos mas uma companhia agradável demais.
    Essa postagem só mostra que fazemos as mesmas perguntas, questionamos os mesmos pontos da vida e n nos conformamos com alguns aspectos, tudo isso me faz refletir que somos irmaos mesmo, seja em que plano for temos sede das mesmas coisas.

    ResponderExcluir