sexta-feira, 25 de junho de 2010

Tempo Percebido




Poucas semanas atrás, em uma revisão de prova na matéria de Marketing de Serviços foi levantada a seguinte questão: " Como homem de marketing ,o que fazer para que o tempo percebido em um serviço seja menor do que o tempo real?'
Normalmente saem ótimas respostas em nossa sala, mas esta foi uma pergunta que,ao menos a mim, ficou sem resposta satisfatória.
Hoje fui assistir o jogo Brasil x Portugal pela copa do mundo no restaurante AppleBee's e obtive a minha resposta. O serviço é ótimo, a gerente segurou a minha mesa, mesmo sem reserva e com o atraso dos meus amigos.
O lugar estava lotado e todos estavam focados no jogo, perto dos trinta minutos do primeiro tempo,o Tiago, que estava nos atendendo,muito gentilmente nos fez uma oferta: "Vocês gostariam de fazer o pedido agora?No intervalo todos irão pedir e pode ser que demore." Incrível!
Fizemos o pedido, que demorou aproximadamente quarenta minutos, mas eu nem percebi passar, pareceram dez. Claro que a compania ajudou, mas a preocupação com esta questão foi ótima, com certeza é parte de um departemento de marketing atuante.
O tempo real foi quatro vezes maior do que o percebido por que já tinhamos a conciência de que poderia demorar e inconscientemente sabiamos que quem nos servia estava preocupado com isto. E está aí a resposta para a pergunta do início, para que o tempo percebido seja menor que o real demosntre preocupação.
Comentei com meu amigo que este restaurante ganhou o meu respeito e volterei mais vezes lá com prazer.OutBack ganhou um concorrente. rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário