quarta-feira, 2 de junho de 2010

Mudar o Mundo - Egoísmo




Continuando a série, hoje vou falar sobre carência que ao meu ver é o maior mal do mundo.
Já ouvi diversas vezes que o mundo está como está graças ao egoísmo das pessoas,não vejo bem assim.Acredito que a palavra 'egoismo' é mal utilizada.
Vejo nas pessoas uma enorme necessidade de atenção, um buraco tão grande que têm medo de mexer. Temos medo de abrir o coração para alguém e nos relacionar sem reservas. O Medo de sofrer! Isto é CARÊNCIA.
Me incluo nessa, uma das lições mais difíceis de entender até hoje foi a de 'Não esperar das pessoas aquilo que eu faria por elas.'
Esta carência normalmente é percebida como egoísmo, uma forma de defesa que temos,mais ou menos como 'reverter a ação do outro em nosso favor'. Isto é ser dissimulado.
Escolhi esta foto pois demonstra bem uma pessoa carente,que se fecha e parece egoista mas não o é.
Isto se reflete em nossas crianças, ontem ensinei um aluno que chorar não iria ajudá-lo a superar sua dificuldade, sabia da sua necessidade de antenção e o incentivei a colocar apenas uma peça,depois de muita motivação ele colocou uma e eu lhe disse ' Isso, agora estamos uma peça mais perto de acabar' e logo incentivei a colocar a segunda, e a terceira e cada peça encaixada comemorava com ele uma nova conquista, como se estivessemos marcando um gol. Ao final da aula a necessidade dele,que não era completar a casinha que estava contruindo, foi atendida e ficou tão feliz que nem se despediu ao ir embora.Criança é espontânea. Deu pra entender?

Nenhum comentário:

Postar um comentário