quinta-feira, 6 de maio de 2010

Sustentabilidade - O que mudou?

Em 2008 o Tsunami da sustentabilidade passou pelo mundo causando mudanças grandes,dia desses estava pensando na melhor definição de sustentabilidade(veja o último post) e como este assunto vem sendo tratado de formas tão amadoras e egoístas,pensei - 'o que mudou com a sustentabilidade?'
Bom,os 'EcoChatos' ganharam razão em muitas coisas, e que fique claro que não vejo problema em ser 'Eco' mas sim em ser chato, nossos vizinhos ganharam uma nova palavra para encher o saco e a maioria das pessoas desculpas para colocar em prática neuroses que antes não teriam coragem - coisas que não preciso exemplificar.As sacolas que eram de plástico praticamente deram lugar a sacolas de papel, que gastam mais energia no processo de fabricação, o papel reciclado até foi moda, apenas até descobrirem que ele prejudica mais que o papal 'branco', as sacolas das lojas de shopping que antes tinham várias utilidades agora diminuiram e quase não cabem as roupas que compramos...
Nas empresas coisas incríveis aconteceram, de verdade, nunca vi a criatividade tão aflorada, sustentabilidade era,e é a palavra de ordem,campanhas internas, redução de custos,mudanças nos valores. Incrível!
Novos produtos foram lançados, celulares feitos de garrafa PET e que podem ser carregados de energia solar,produtos naturais ganharam espaço, garrafas PET retornáveis, lindoo, como ninguém pensou nisso tudo?!
Na propaganda o verde,que era discriminado,ganhou um valor sem igual...Frases como 'diga oi para o seu mundo' ou 'vamos fazer juntos' são moda e garantem sucesso. ( Não estou criticando, acho lindo, desde que seja verdade)
Com toda essa preocupação,SmartPhones e SUV's, que poluem e gastam mais energia,viraram moda e todos o desejam,até eu ,por que não?!
Pois bem mudaram os produtos,as empresas,(alguns desejos e preocupações confesso) mas falta a mudança ou entendimento das pessoas nesse conceito que é tão importante, vejo ainda a sustentabilidade como uma moda e tenho medo que esta passe, pois o ser humano nunca melhora um lado sem estragar o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário