segunda-feira, 19 de abril de 2010

Comunicação Sustentável

Olá,
Hoje não sou eu que escrevo pois encontrei a melhor definição que já vi para o conceito de sustentabilidade
e um dos melhores textos sobre comunicação.

É importante entender que sustentabilidade não trata somente do verde!

O texto abaixo é parte do último post de Márcio Mussarela em seu blog no site da revista 'Você S/A'
Deleite-se:

"Você sabe o que é ser sustentável?



Podemos definir sustentabilidade como o conjunto de práticas que buscam diminuir os impactos gerados pelas atividades humanas que podem prejudicar o meio ambiente


É preocupar-se com os desdobramentos daquilo que você faz e o impacto que suas atitudes podem causar futuramente. Desta forma você molda suas ações presentes para que elas rendam bons frutos ou pelo menos causem o mínimo impacto negativo no ambiente em que você vive. É também entender que você não está sozinho no mundo e levar em consideração todas as outras pessoas que podem ser impactadas por você hoje e sempre.


Resumindo: O que você faz hoje pra você, reflete no amanhã de alguém mais. Perceba, pense e preserve.


Trazendo o conceito de sustentabilidade para a comunicação é exatamente a mesma coisa. É você ter consciência de que sua comunicação não se encerra no momento em que ela ocorre, mas sim que ela deixa resíduos duradouros e que serão utilizados por outros ao longo de sua caminhada.


É utilizar a comunicação em pleno potencial sem esgotar ou prejudicar os recursos futuros.


Exemplo disso é o vendedor que constrói uma relação de fidelidade com seu cliente ao invés de tentar tirar tudo o que pode em uma única venda pensando apenas na meta do mês.


O quanto sua comunicação impacta no seu ambiente de trabalho? Você está construindo ou destruindo no longo prazo? Quais e quantos resíduos você deixa? O que fica na cabeça das pessoas com quem você interage?


Essas e muitas outras questões aparecerão em nosso caminho durante a jornada da comunicação sustentável. Vamos com calma. Por hoje basta você saber o seguinte:


Sua comunicação impacta no seu ambiente de trabalho transformando-o e moldando-o de acordo com as necessidades, objetivos e interpretações de cada um.


Resta saber se o que você faz é pensando apenas no ganho imediato ou na longevidade de suas ações."

Nenhum comentário:

Postar um comentário