sábado, 27 de novembro de 2010

0.facebook.com



Opa,  tudo bem ae?


Eu fico impressionado como as coisas demoram a chegar no Brasil, lá fora as empresas estão utilizando umas tecnologias muito loucas para ações de marketing interativas que levam o consumidor a experiências inesquecíveis., e aqui engatinhamos nas redes sociais. Quem acompanha meu twitter pôde ver um artigo que 'retweetei' essa semana sobre ações interativas e inovadores, o artigo é da ESPM.

O que me chamou atenção essa semana foi a página inicial do Facebook, deve estar lá a tempos mas só essa semana percebi. Este site '0.facebook.com' que dá acesso gratuito ao Facebook ( mesmo que só a parte escrita) é muito interessante e já me 'estartou' para possibilidades enormes no uso de mídias sociais pelas marcas. Fiquei imaginando a quantidade de pessoas que não acessam a rede social pelo telefone e que passariam a acessar com o site de graça. Pensei também nos milhares de usuários que irão assinar pacotes de dados por que somente o texto fica sem graça. Não entendo por que as outras operadoras não têm isso ainda.

Falando de marcas imagine só o mundo de possibilidades que as marcas terão para se relacionar com estes milhares de clientes que estão reprimidos pelos altos preços da internet móvel?! Quem utilizar isto sairá mais a frente do que as outras, conseguirá construir um relacionamento mais duradouro e pode chegar à tão sonhada FIDELIZAÇÃO.

Bom o conceito é novo (no Brasil), mas existem profissionais que sabem o que fazer, eu sei o que fazer haha.

Boa semana, beijos.

domingo, 21 de novembro de 2010

O Valor das pessoas






Quanto vale uma pessoa?

Esta pergunta já passou pela minha mente diversas vezes e até essa semana a resposta ' Uma pessoa vale o que come' era suficiente. Mas algo me intrigou nessa semana.
Alguns fatos me fizeram pensar e ligar alguns pontos que não tinha ligado antes.

Primeiro: Eu tava meio chateado com uma galera ae e pensei: "Cansei das pessoas, quero pessoas novas. Vou fazer uma limpa no meu msn".

Segundo: Uma pessoa que eu conheço a certo tempo me surpreendeu muito, e para bem. ( Não, não to apaixonado)

Terceiro: Uma pessoa que eu conheço a pouco tempo me decepcionou muito.

Quarto: Eu tive a oportunidade de não decepcionar uma pessoa que eu não conheço. Aproveitei e me senti um pouco mais humano.


No primeiro fato lembrei do livro do Bauman,Vida Para Consumo, onde ele descreve a transformação das pessoas em produtos, como se na busca por aceitação em determinados grupos buscassemos nos tornar 'produtos compráveis' através do que consumimos. Esse pensamento causa espanto mas parando pra pensar, é verdade. Simplesmente porque cansei das pessoas velhas decidi descartá-las e procurar pessoas novas.
E ai eu cai na real de como eu não estava dando valor para as pessoas.

Os fatos dois e três serviram para eu perceber que as pessoas não são produtos, por mais que as vejas assim e vice-versa. E que não adianta muito eu querer trocar as velhas por novas por que todas vivem dentro da mesma sociedade, com os mesmos costumes e assim o risco de decepção é até maior.

O fato quatro me mostrou que há espaço para coisas diferentes, como não decepcionar uma pessoa, conhecendo ou não. Fazer isso sem esperar retorno? Quase impossivel.Ai mora o problema.

Vejo duas opções, jogo o jogo da sociedade, corro os riscos e tenho uma vida fútil, ou tento fazer diferente. Me parece que os dois caminhos vão dar no mesmo, se pensar que sou fruto do ambiente que vivo.

Tenso...

domingo, 14 de novembro de 2010

Dê presentes de verdade


Fala galera, 
Percebi um aumento no número de visitas do blog, gostaria de agradecer e dizer que vou sempre buscar colocar um bom conteudo e atualizar semanalmente. Se tiver algo para debater pode lançar, se bem que não sou muito bom com debates (Nesse final de semana finalizei o debate do @omelhordomkt com três tweets, não que eu ache legal. Mas é relevante e digo que terminei por que não vi mais ninguém falando nada depois do meu comentário).
É isso, hoje vou falar um pouco de games,marketing e presentes que as marcas nos dão mas não dão, sabe?!

Há mais ou menos um mês meu primo comprou este game, Dragon Age. É um RPG interessante, até quero jogar mas não ganhar a Champions League no PES2010 me consome.
O jogo é criação da Eletronic Arts, ao meu ver a melhor criadora de jogos, mas não tão boa de marketing.
Junto com o jogo veio um bônus card com um código que abriria um personagem especial, novas armaduras, armas e sei lá o que.
Quando ele foi usar o código descobriu que havia data de validade e o pior ela era de uma data anterior à compra do produto e provavelmente este game nem tinha sido lança no no Brasil.

Lição de marketing de hoje?

Se você vai me dar algo, realmente me dê. Não coloque prazos para o uso, se você dá um presente não fica controlando quando a pessoa usa, não faça isso como empresa. Só irrita o consumidor. Sério.

domingo, 7 de novembro de 2010

Good Trip



No último feriado fui viajar com o Glauco e a familia dele para o Guarujá, tudo muito agradável.
Na segunda saiu o sol e fomos para a praia ver o 'movimento', que, salvo exceções, estava muito bonito.
Fomos todos à praia perto do almoço, a galera resolveu voltar e nós ficamos por lá, conversando sobre a vida, observando o movimento, até arriscamos um chaveco mas 3x2 normalmente não dá certo...
No fim da tarde avistamos umas pedras e resolvemos andar por lá pra ver o que rolava, passamos por um caminho longo e cheio de obstáculos (que me fez pensar nas dificuldades da vida,clichê eu sei.), e a cada obstáculo um ajudava o outro (o que me fez pensar na importância das pessoas, algumas em especial), cada obstáculo era uma conquista e a dificuldade era maior pois estávamos descalços..Só tinhamos chinelos que não permitiam fazer o percurso..
Trilhamos por aproximadamente quarenta minutos até que chegamos em uma pedra bem alta que nos proporcionou esta foto!
No final eu só conseguia pensar 'Que Trip muito louca', a vista era demais, meu amigo e eu curtindo esse momento, zikaa! Tiramos fotos, trocamos idéias. Com certeza foi uma experiência muito louca.
Isso tudo me fez pensar em como os obstáculos são importantes para uma conquista, como as pessoas ao seu lado são importantes e como humildade para aceitar ajuda é essencial, mas também me fez pensar em marketing. (não podia ficar sem pensar nisso) Pensei nas experiências que as marcas tentam nos proporcionar, e percebi a importância delas nas nossas experiências, acredito que toda marca deve buscar ser escolhida para fazer parte das experiências do seu target. Na minha experiência foram:
Oakley,Billabong,Havaianas,Skol,Luke Strike,Eastpak,Palm,Nokia,Adidas,Nivea.

Com participações pequenas elas estavam lá e têm muita importância agora. Não as esqueci....