segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Starbucks

Hoje pela manhã cheguei à conclusão de que estou tomando muito café, e que isto é causado pela rede Starbucks que chegou ao Brasil faz alguns anos e está  realmente alterando a forma de consumo do café.
Tenho enorme admiração pelo marketing da rede,  pela forma como trabalham suas estratégias e também dos estabelecimentos , tanto que somente no mês de julho completei duas cartelas da promoção ‘Sua fidelidade merece ser saboreada’ onde a cada quatro bebidas você recebe uma grátis.
Outro ponto que gosto muito na rede é o atendimento que em geral, (e logo você irá entender por que em geral) é perfeito,  gosto de como chamam o cliente pelo nome e também gosto que os atendentes conheçam de café pois não conheço muito. Em geral,podemos perceber que há seleção e treinamento para que todos possam manter a consistência do serviço.
Mas tem um mal que nem mesmo Starbucks está livre. Sabemos que nem tudo é perfeito e por isso irei relatar um fato que aconteceu comigo há umas poucas semanas. Que mal é esse?
Atendentes ‘baianos’.
Explicar o porque do termo ‘baianos’, não me refiro a pessoas que vieram do belo estado da Bahia, pois conheço ótimos profissionais de lá. Se este conceito estivesse no dicionário seria mais ou menos assim:
'Pessoa sem cultura e que não se esforça para adquirir , com gostos e costumes estranhos que não se enquandram na vida urbana de São Paulo. Primos das pessoas coloridas, emgeral sua profissão é atendente de telemarketing( Não que todos atendes de telemarketing sejam baianos). Em seu vocabulário é comum perceber expressões com ‘no caso’ e ‘probrema’ .'


Certa vez estava com minha tia e meu irmão em uma loja da rede que fica em frente ao hospital do coração no Paraíso,estava tudo dentro do padrão até que começou a tocar uma música típica destas pessoas, no mesmo nível de ‘você não vale nada mas eu gosto de você’...Em geral no Starbucks tocam músicas que estimulem as conversas inteligentes das pessoas inteligentes que frequentam o lugar. Mas não lá, lá eles tocam musicas feias de pessoas ‘baianas’ ,o pior está por vir...
Eu pedi para trocar a musica E a resposta foi: ‘A loja já fechou’.
Eu pensei, ‘e daí???Eu sou clienteeee!!! A música é para eu ir embora?’.
A musica vai de encontro a todo o atendimento e todo o ambiente da cafeteria,vai contra o público alvo da empresa. Nunca mais voltei e não pretendo voltar à aquela loja.
Sorte do Starbucks não ter afetado tanto minha percepção do negócio mas haviam mais pessoas lá e com certeza o gerente não estava presente, pois nenhum baiano pode ser gerente do Starbucks, eu acredito nisso mesmo.
Muitas vezes algo errado pode mudar a impressão que os clientes tem do todo, por isso tome cuidado e não contrate ‘baianos’.
Quando estávamos indo embora fiz questão de deixar claro que estava saindo pela música.