segunda-feira, 19 de abril de 2010

Comunicação Sustentável

Olá,
Hoje não sou eu que escrevo pois encontrei a melhor definição que já vi para o conceito de sustentabilidade
e um dos melhores textos sobre comunicação.

É importante entender que sustentabilidade não trata somente do verde!

O texto abaixo é parte do último post de Márcio Mussarela em seu blog no site da revista 'Você S/A'
Deleite-se:

"Você sabe o que é ser sustentável?



Podemos definir sustentabilidade como o conjunto de práticas que buscam diminuir os impactos gerados pelas atividades humanas que podem prejudicar o meio ambiente


É preocupar-se com os desdobramentos daquilo que você faz e o impacto que suas atitudes podem causar futuramente. Desta forma você molda suas ações presentes para que elas rendam bons frutos ou pelo menos causem o mínimo impacto negativo no ambiente em que você vive. É também entender que você não está sozinho no mundo e levar em consideração todas as outras pessoas que podem ser impactadas por você hoje e sempre.


Resumindo: O que você faz hoje pra você, reflete no amanhã de alguém mais. Perceba, pense e preserve.


Trazendo o conceito de sustentabilidade para a comunicação é exatamente a mesma coisa. É você ter consciência de que sua comunicação não se encerra no momento em que ela ocorre, mas sim que ela deixa resíduos duradouros e que serão utilizados por outros ao longo de sua caminhada.


É utilizar a comunicação em pleno potencial sem esgotar ou prejudicar os recursos futuros.


Exemplo disso é o vendedor que constrói uma relação de fidelidade com seu cliente ao invés de tentar tirar tudo o que pode em uma única venda pensando apenas na meta do mês.


O quanto sua comunicação impacta no seu ambiente de trabalho? Você está construindo ou destruindo no longo prazo? Quais e quantos resíduos você deixa? O que fica na cabeça das pessoas com quem você interage?


Essas e muitas outras questões aparecerão em nosso caminho durante a jornada da comunicação sustentável. Vamos com calma. Por hoje basta você saber o seguinte:


Sua comunicação impacta no seu ambiente de trabalho transformando-o e moldando-o de acordo com as necessidades, objetivos e interpretações de cada um.


Resta saber se o que você faz é pensando apenas no ganho imediato ou na longevidade de suas ações."

sábado, 3 de abril de 2010

Continuando!

No último post questionei o seguinte: 'Se a capacidade de aprendizado, que ao meu ver consiste em dar ouvidos a umaidéia que lhe é passada e tomar para si como certa,pode variar de acordo com a necessidade de atenção, a decisão de compra pode variar de acordo com a mesma necessidade'

A oservação de alguns alunos me fez pensar isto, percebi que alguns alunos utilizam sua capacidade máxima de aprendizado quanto têm sua necessidade de atenção solucionada, como sendo parte da base da pirâmide de Maslow, deixando de ser uma necessidade social e passando a ser algo 'fisiológico' pois é tratada pela pessoa como necessidade básica.
Trazendo isto para a relação consumidor-empresa podemos imaginar algumas coisas, sempre batemos na teclas quanto a prestar atenção nos hábitos de consumo, mas talvez a coisas fosse melhor se dessemos atenção ao consumidor enquanto pessoa, sendo secundário seus hábitos de consumo.
Estou dizendo que um bom caminho e talvez ainda inexplorado seria criar um relacionamento íntimo,uma amizade mesmo, falo de transformar a empresa em pessoas que mantêm relacionamentos personalizados com seus clientes, fazer com que ele se sinta parte da família.
Fazendo isto iriamos todos além, claro que o custo é alto, mas os resultados poderiam ser a tão chamada fidelização!!!!
Que bom seria ser amigo do Gerente do banco.!
E podemos ir mais longe nisto, mas por hoje vou ficar por aqui.