quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Marketing Natalino

Apenas um comentário para que a data não passe em branco!
O Natal!
Observando as ações de marketing específicas deste natal, chego a conclusão de que essa é a melhor época para se fazer marketing, a data tem algo que faz com que as pessoas tenham mais atenção para boas ofertas, como se o extinto ficasse aguçado para isto.
Não estou falando nada do espírito natalino, aqui a questão é apenas comercial, parece que todos os sentidos humanos ficam mais aguçados e que acontece algo na mente em que tudo fica possível de se comprar, tenho essa percepção nas pessoas, mesmo antes da exposição às ofertas.
É essa a magia do marketing, inverter necessidades.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Hã?

Vou falar sobre um assunto que estudo a pouco tempo,empreendedorismo.
Meu primeiro contato sério com o tema foi na matéria capa na VOCÊ/SA de alguns meses atrás, na mesma semana comecei a ter aulas na faculdade.
O conceito ficou bem claro, empreender não é ter a idéia inovadora e sim a habilidade de fazer com que estas idéias se concretizem positivamente.
Paro para pensar em idéias que podem me dar dinheiro, como aprendi no livro 'Pai rico e Pai pobre', e ai me deparo com a pergunta 'como vou fazer isso?', e fico assustado.
Mas não é a pergunta que me assusta,como fazer não seria problema se eu conseguisse encontrar bons exemplos. Fico observando supostos empreendedores e a forma como colocam as idéias para funcionar, encontro alguns erros que me intrigam:

1 - Não estão dispostos a sacrificios - Se você acredita em algo,está disposto a tudo para que dê certo, mas se não está disposto a um sacrificio,quem vai acreditar na sua idéia?
2 - Querem começar de cima - Não conheço a história de nenhuma empresa que em seu primeiro ano dominou o mercado.
3 - Gastam demais - Se usassem a cabeça saberia que qualquer negócio demora para dar retorno e que principalmente demanda tempo e dedicação pessoal.Gastar mais do que o extritamente necessário é burrice
4 - Disciplina - Talvez este seja o mais dificil, é complicado esperar o resultado, abrir mão da roupa nova, eu sofro com isso e nem tenho um negócio ainda.
5 - Ouvir - A melhor coisa que qualquer ser humano pode fazer é ouvir, sem preconceitos, ouvir abre a mente para novos horizontes, quebra barreiras, quase sempre a visão de outro que não tem envolvimento emocional é melhor do que a sua cegueira apaixonada.

Concluo que empreendedorismo exige um cresimento como pessoa, humildade é o primeiro ponto a ser alcançado, para que seja desenvolvida a maior capacidade humana, ouvir.
Devemos estar cientes de que ouvir não é escutar,ouça e obtenha as melhores informações sobre qualquer negócio.